Estudos Bioclimáticos Urbanos

A Quali-A realiza estudos bioclimáticos urbanos com uso de simulações computacionais através dos quais é possível prever os impactos gerados na implantação de novos empreendimentos nas cidades. Esses estudos permitem verificar a variação de parâmetros ambientais como temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidades dos ventos, iluminação e níveis de CO2.

Essas avaliações são obrigatórias em Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs) e Estudos Prévio Viabilidade Técnica (EPVT), e podem também ser utilizados no desenvolvimento de projetos pautados na preocupação ambiental.

O que é o EIV?

O EIV é um instrumento de política urbana previsto no Estatuto da Cidade (2001), exigido dentro dos Planos Diretores Locais, para que se possa fazer a mediação entre os interesses privados dos empreendedores e o direito à qualidade urbana daqueles que moram ou transitam em seu entorno. Assim, dependendo da proposta de interferência na utilização ou ocupação de um determinado lote ou área urbana, o empreendimento deverá fazer um EIV para dimensionar os impactos positivos e negativos que irá produzir, podendo ou não ser viável a sua implementação. São avaliados aspectos como adensamento populacional, equipamentos urbanos e comunitários, uso e ocupação do solo, valorização imobiliária, geração de tráfego e demanda por transporte público, paisagem urbana e patrimônio natural e cultural e desempenho bioclimático (temperaturas, umidade, ventilação, iluminação, CO2).

A Quali-A trabalha com avaliações completas ou parciais para a elaboração de EIV, já tendo elaborado diversos EIVs no último ano para incorporadoras e construtoras do DF.

O que é o EPVT?

O EPTV permite diagnosticar toda a situação atual da área/terreno/edifício, em relação à legislação pertinente (índices como taxas de ocupação, coeficiente de aproveitamento, recuos, zoneamentos, aspectos fiscais e históricos, gabaritos, consulta de processos, aspectos patrimoniais) e aspectos ambientais (vegetação, recursos hídricos, reservas legais, poluentes, etc) junto aos órgãos competentes. Assim, identifica as restrições e possibilidades, assim como define diretrizes para o novo projeto ou requalificação de áreas existentes, avaliando se o objetivo proposto é viável ou não. As decisões passam a ser mais realistas e otimizadas, sendo que a solução encontrada partirá da avaliação de possíveis cenários.

A Quali-A desenvolve EPVTs para áreas urbanas, lotes e edificações, abrangendo as áreas específicas de acordo com a necessidade de cada local.