Avaliação de Conforto Ambiental e Simulações Computacionais

A Quali-A desenvolve simulações de desempenho bioclimático urbano; conforto térmico, luminoso e sonoro de edificações; níveis de insolação e ventilação e eficiência energética. Utilizando alguns softwares especializados como: Design Builder, ENVI-met, Daysim, Relux, Ecotect, Domus, entre outros.

A avaliação pode ser realizada por meio de simulações computacionais, medições in loco, do atendimento às normas e aos regulamentos técnicos. A avaliação abrange diversas temáticas, dentre elas: Desempenho Bioclimático urbano, Análise de insolação, Acústica, Conforto Térmico, Eficiência Energética, Iluminação Natural e Artificial, Uso Racional da Água, Ventilação Natural.

O recurso cada vez mais utilizado para avaliações ambientais é a simulação computacional por meio de softwares específicos que auxiliam no diagnóstico da qualidade de um ambiente, de um edifício ou de uma fração urbana. A simulação permite, por exemplo, a previsão do consumo energético de um edifício ou o nível de conforto térmico dos usuários de um espaço aberto ou fechado.

O conhecimento adquirido pela equipe técnica da empresa é fruto da capacitação continuada por meio de trabalhos acadêmicos desenvolvidos (especializações, mestrados, doutorado e demais pesquisas), e da parceria com o Laboratório de Controle Ambiental da Faculdade de Arquitetura da UnB. (LACAM/FAU/UnB).